Veículos de Comunicação

Petrobras deve anunciar em breve os próximos passos para retomada da UFN 3

Governador Eduardo Riedel e ministra Simone Tebet se reúnem com a presidente da Petrobras

Petrobras deve anunciar em breve os próximos passos para retomada da UFN 3

O projeto da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (UFN3), em Três Lagoas, avança conforme o cronograma planejado pela Petrobras para a retomada de suas obras. A confirmação foi feita pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), durante reunião com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, nesta segunda-feira (14), no Rio de Janeiro. O encontro também contou com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, entre outras autoridades.

A retomada da UFN3, iniciada em 2011 e interrompida em 2014 com 81% das obras concluídas, é aguardada com grande expectativa pela população e autoridades do estado. O projeto é considerado vital para reduzir a dependência do Brasil na importação de fertilizantes nitrogenados, além de fomentar a economia local. Com a conclusão da planta, a estimativa é de geração de até 8 mil empregos diretos e indiretos.

O governador destacou que o cronograma de obras segue firme, aguardando aprovação do Conselho de Administração da Petrobras para iniciar a licitação de obras. “As notícias são positivas e fundamentais para uma mudança estrutural no Mato Grosso do Sul e no Centro-Oeste no setor de fertilizantes”, disse Riedel.

Durante o encontro foram tratadas as principais questões envolvendo a UFN3 e discutido o andamento da situação da fábrica, que deve ter os próximos passos para sua retomada anunciados nos próximos meses pela Petrobras.

A ministra Simone Tebet reforçou a importância da UFN3 não apenas para o estado, mas para o Brasil como um todo, ressaltando o papel da fábrica na independência do país na produção de ureia e amônia, essenciais para o agronegócio. A ministra ainda anunciou que a presidente da Petrobras deverá visitar a unidade até fevereiro de 2024, e prometeu “boas notícias em breve”.