Veículos de Comunicação

Tratativas

Petrobras quer incentivos fiscais para retomada das obras da UFN3

Técnicos da Petrobras estiveram em Três Lagoas nesta semana para debater processo de retomada da fábrica de fertilizantes

Gerentes da Petrobras estiveram em Três Lagoas nesta semana. - Foto: Arquivo/JPNews
Gerentes da Petrobras estiveram em Três Lagoas nesta semana. - Foto: Arquivo/JPNews

Técnicos da Petrobras estiveram em Três Lagoas nesta semana,quando se reuniram com o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) e secretários municipais, para debater o processo de retomada da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN 3), cuja obra foi paralisada em dezembro de 2014.

Durante a reunião, os gerentes da Petrobras reafirmaram o compromisso da estatal com a retomada das obras da UFN-3. Eles informaram que os trabalhos foram iniciados através de uma empresa contratada para realizar diagnóstico detalhado de como está toda a estrutura construída e o que será necessário para a conclusão da fábrica. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Aparecido de Moraes, a Petrobras solicitou a atualização da legislação referente a doação da área e dos incentivos fiscais. Esses documentos, conforme o secretário, são essenciais para a retomada das obras.

Em março de 2018, a Câmara de Vereadores de Três Lagoas aprovou projeto de lei autorizando a prefeitura a prorrogar o prazo para a Petrobras concluir as obras da UFN 3. A prorrogação foi necessária porque o projeto de nº 2.435 de 23 de março de 2010, que autorizou o município a doar a área para a instalação da fábrica, previa que a obra deveria ser concluída até 27 de março de 2017. No entanto, como isso não aconteceu, a estatal pediu, na época, a prorrogação do prazo. 

A lei de doação da área prevê que, se a obra não for concluída dentro do prazo, o terreno voltaria para o município com todos os investimentos. Como a Petrobras não retomou a obra, mais uma vez a prefeitura terá que enviar para a Câmara projeto de lei prorrogando o prazo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, isso não será problema, já que a prefeitura, assim como os vereadores aprovam a retomada da obra. 

Presidente 

A nova presidente executiva da Petrobras, Magda Chambriard, disse que a estatal precisa ajudar a desenvolver o mercado de fertilizantes no Brasil. “Está no nosso planejamento estratégico a questão dos fertilizantes. O Brasil importa 80% dos fertilizantes que utiliza e uma grande parte são fertilizantes nitrogenados. A Petrobras vende petróleo e gás. Então, se ela tem um produto gás, faz sentido ser vendido para fertilizantes”, declarou Magda, que assumiu o cargo de presidente em substituição a Jean Paul Prates, que esteve em Três Lagoas em abril deste ano, antes de ser exonerado da presidência da estatal. 

Na ocasião, Prates disse que até o final deste ano a Petrobras definiria como seria o processo de retomada da UFN3, não descartando, inclusive, uma parceria com outras empresas para a conclusão da fábrica.