A Polícia Militar de Três Lagoas, sob o comando do major Ronaldo Moreira, está direcionando esforços para diminuir as ocorrências criminais na cidade por meio de um trabalho minucioso de monitoramento e operações específicas. O comandante destacou a Operação Tranquilidade Pública, que atua conforme as “manchas criminais” – áreas com alta incidência de crimes – são identificadas e acompanhadas.
Ao mapear as manchas criminais, a PM de Três Lagoas consegue atuar nos locais mais críticos, migrando o policiamento para onde o índice de delitos é maior. “Quando comecei meu comando, havia um bairro com alta concentração criminosa. Em três meses, conseguimos dispersar essa concentração e, atualmente, estamos atentos a quatro ou cinco bairros que apresentam índices elevados”, afirmou Moreira. A migração da criminalidade para outras regiões tem sido monitorada de perto, permitindo que o PM reposicione suas equipes conforme necessário.
Moreira enfatizou que, apesar da criminalidade migrar entre bairros, o índice de crimes caiu em toda a cidade, resultado do esforço da PM em operações diretas conforme o mapeamento das manchas. “Hoje, observamos que a criminalidade está em declínio, embora sigamos acompanhando as manchas criminais para garantir a segurança dos moradores”, acrescentou.
Efetivo policial
A questão do efetivo policial também foi abordada pelo comandante. Ao longo do tempo, o número de policiais diminuiu com as aposentadorias, mas o Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública, segundo ele, tomaram providências para suprir essa lacuna. Atualmente, Três Lagoas conta com um curso de formação de soldados, o que ajuda a fortalecer a equipe da PM local e, com isso, a segurança pública.
REDUÇÃO
Os dados da PM, de acordo com o comandante, refletem uma queda significativa na criminalidade. Em setembro de 2024, foram registrados 142 furtos, em comparação com 225 no mesmo mês do ano anterior. No que diz respeito a roubos, a redução é ainda mais impressionante. Em setembro de 2008, foram registrados 73 roubos. Este ano, apenas nove, no mês de setembro.
Apoio da comunidade
O comandante também expressou sua gratidão aos presidentes de bairro e à população, que têm colaborado com informações valiosas para o planejamento estratégico da polícia. Segundo ele, a comunicação com os líderes comunitários é essencial para que o policiamento seja cada vez mais direcionado, levando a segurança a todos os bairros.