Segundo dados da Polícia Militar, em média, Três Lagoas tem registrado mais de 100 acidentes por mês. São mais de três acidentes por dia. Tem dias que o número é superior a isso. A quantidade de acidentes tem impactado nos trabalhos das forças de segurança pública, em especial do Samu, do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que muitas vezes não dispõem de estrutura e equipes para atender todas as ocorrências que acontecem simultaneamente.
De acordo com o chefe de trânsito do Segundo Batalhão da PM, tenente Lauro Santana, o número de acidentes registrados na cidade é considerado alto. Por esse motivo, a PM em conjunto com a prefeitura, tem adotado medidas para coibir essas infrações de trânsito. Em breve, Três Lagoas, terá nove radares funcionando na cidade. A medida visa coibir o excesso de velocidade em algumas vias. Além disso, a PM tem intensificado na realização de blitz.
Ainda de acordo com tenente Santana, a maioria dos acidentes registrados em Três Lagoas, é por imprudência, porque um, ou outro condutor, não respeitou a sinalização de trânsito.
Segundo o chefe do Pelotão de trânsito, Três Lagoas é uma cidade bem sinalizada. E, em que pese, todos as campanhas educativas, o que falta mesmo, segundo ele, é a conscientização por parte de alguns usuários do trânsito.
Em relação as bicicletas elétricas, alvo de questionamentos e muitas reclamações, diante da velocidade e das infrações cometidas por quem as conduzem, tenente Santana explica que, apesar de existir uma resolução que prevê fiscalização para esse tipo de veículo, a mesma se encontra temporariamente suspensa
A Polícia Militar tem feito as apreensões de bicicletas adaptadas com motor a gasolina, que são consideradas artesanais. Nestes casos, já pode haver fiscalização e apreensão
Em Três Lagoas, existe uma lei municipal, de 2012, que regulamenta o uso de bicicletas, patinetes, triciclos, skates e similares nas vias públicas. Entretanto, não abrange as bicicletas elétricas que são veículos mais novos a criação da lei.
Veja a reportagem abaixo: