Veículos de Comunicação

Risco

PMA de Três Lagoas alerta para aparecimento de serpentes durante período de chuva

Apenas nesta semana, três serpentes foram capturadas na cidade

O avanço das áreas urbanas, aliado ao período de chuvas, tem favorecido o surgimento de cobras em Três Lagoas. Apenas nesta semana, três serpentes foram capturadas na cidade.

A primeira, uma cobra da espécie Cipó, foi encontrada no bairro Novo Oeste, mas não é peçonhenta. Um morador, enquanto pegava manga, registrou o momento em que se deparou com o animal. A segunda serpente, uma jararaca, que é peçonhenta e representa risco à saúde, foi localizada na região do Núcleo Industrial. Ela foi capturada e encaminhada à Polícia Militar Ambiental. A terceira serpente, uma falsa coral, foi encontrada na área Central.

O comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA), Gabriel Rocha, explicou que o aumento do número de serpentes nos centros urbanos é esperado, principalmente no final do ano, quando o período de reprodução dessas espécies começa.

O capitão reforçou que, diante do risco de encontro com esses animais, as pessoas não devem tentar se aproximar nem agredir os mesmos, pois isso configura crime ambiental. Caso encontrem uma cobra, a orientação é acionar a PMA ou o Corpo de Bombeiros, que possuem equipamentos adequados e conhecimento para realizar a captura de maneira segura.

O comandante também destacou que, após a captura, os animais saudáveis são levados para áreas de proteção ambiental da região, como a Cascalheira, o Parque das Capivaras, o Parque do Pombo e a RPPN Cisalpina, em Brasilândia.

Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a PMA de Três Lagoas pelo WhatsApp no número (67) 3929-1360.