Neste domingo de eleições, a Polícia Militar de Três Lagoas estará de prontidão para garantir a segurança dos eleitores, candidatos e a tranquilidade em todo o processo eleitoral. De acordo com o major Ronaldo Moreira, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, mais de 150 policiais militares estarão em 42 locais de votação nas cidades de Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria.
A PM trabalha em conjunto com outras forças de segurança, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil, para garantir que o dia de votação transcorra sem problemas. “Fizemos uma reunião com o Ministério Público e o Judiciário para tratar da integração operacional, otimizando o policiamento durante as eleições”, disse o comandante.
Planejamento
O esquema de segurança foi planejado minuciosamente para coibir práticas ilegais, como a distribuição de santos, e evitar tumultos. “Em Três Lagoas, as últimas eleições foram tranquilas, e esperamos que o mesmo ocorra este ano”, destacou Major Moreira.
A fiscalização será rigorosa, principalmente em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, embora a PM ainda não tenha recebido orientação oficial sobre a Lei Seca. “Estamos preparados para atuar em locais públicos e garantir que o consumo de álcool seja devidamente monitorado”, afirmou o comandante.
Como denunciar crimes eleitorais
Os cidadãos que presenciarem irregularidades poderão entrar em contato com a PM através do número 190 ou diretamente com os policiais que votarão nos locais de votação. Em casos de flagrante, os detidos serão encaminhados à Polícia Federal ou, suplementarmente, à Polícia Civil de Três Lagoas.