A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira (1º) a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. A campanha foi antecipada em uma semana em relação ao cronograma nacional, previsto para começar em 7 de abril.
O imunizante está disponível para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar 90% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. No total, foram disponibilizadas 49.332 doses para a campanha.
Na semana passada, o município recebeu 3 mil doses da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e nesta quarta-feira (3) foram distribuídas mais 17 mil doses para garantir a cobertura do público-alvo.
Novidade na campanha
Neste ano, profissionais dos Correios foram incluídos no grupo prioritário. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento que comprove vínculo empregatício com a instituição.
Documentos necessários para vacinação
- Crianças: carteira de vacinação e documento de identificação.
- Adultos: documento oficial com foto (RG, CPF ou CNH); carteira de vacinação é facultativa.
- Profissionais dos grupos prioritários: documento que comprove vínculo empregatício ou condição médica.
Público-alvo da vacinação
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos a partir de 60 anos
- Gestantes e puérperas
- Profissionais de saúde
- Professores
- Pessoas com doenças crônicas e com deficiência
- Forças de segurança e salvamento
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo
- Profissionais dos Correios
Onde se vacinar
Os integrantes dos grupos prioritários devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para receber a dose.
*Com informações da Prefeitura de Três Lagoas