Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Três Lagoas, os candidatos se preparam para as provas nos dias 3 e 10 de novembro. O exame, que registrou um aumento de 42% nas inscrições em relação ao ano passado, contará com 3.425 participantes, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Na expectativa de manter a calma e o foco, estudantes e professores oferecem dicas para gerenciar a ansiedade e garantir um bom desempenho nas avaliações.
Seguir um planejamento de estudos rigoroso tem sido a rotina da aluna Talita Gabriely, que se prepara para o exame nacional. Talita, que sonha em ser advogada, conta que está focada em controlar a ansiedade. “Eu separei meus estudos por áreas. No primeiro semestre do ano, estudei linguagens e ciências humanas, e neste segundo semestre, estou focando em matemática e ciências da natureza. Assim, fica mais fácil para eu organizar a minha mente. Desde que entrei no ensino médio, meu sonho se tornou ingressar na faculdade. Por isso, desejo ter um bom desempenho no Enem para conseguir realizar esse sonho“.
Já a estudante Eloise Longue menciona que, embora o tempo de estudo não tenha sido longo, foi suficiente para deixá-la confiante e preparada para a prova. Eloise tem como objetivo se tornar bióloga marinha. “Minha ansiedade está mais ou menos sob controle, mas parece que o tempo passou muito rápido. Eu pisquei e já é domingo. Isso me deixou um pouco mexida, mas pretendo descansar no sábado. Não vou focar em estudar, porque acho que isso pode acabar me sobrecarregando. Vou usar o dia para descansar, dormir cedo e me preparar, garantindo uma boa alimentação para estar pronta no dia seguinte“.
Os portões dos locais de prova em Mato Grosso do Sul abrirão às 11h, com o exame iniciando às 12h30. No primeiro dia, as provas se encerram às 18h, enquanto no segundo dia o término será com meia hora a menos, às 17h30.
O professor de matemática, Celson Júnior, que leciona em um cursinho pré-vestibular, aconselha os alunos a prestarem atenção em gráficos de notícias relacionadas ao desmatamento e ao crescimento populacional. Ele ressalta que, atualmente, a prova do Enem é interdisciplinar e a matemática aparece nas questões de humanas, utilizando gráficos que mostram a densidade populacional, a quantidade de chuva e a população de determinadas regiões, além de histogramas.
Ele acredita que a prova provavelmente abordará questões relacionadas a queimadas e desmatamento, temas que estão em evidência devido aos desafios enfrentados pela sociedade nesse período. Além disso, as discussões em torno da legislação pertinente, questionando a eficácia punitiva, também têm ganhado destaque. O professor destaca a relevância do efeito estufa e de como esses assuntos, especialmente em relação à Amazônia, têm sido amplamente debatidos, inclusive nas reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para este período pré exame, o recomendado é acordar cedo para não correr o risco de perder a prova, já que muitos costumam deixar tudo para a última hora, segundo Celson. “É importante preparar uma garrafinha de água e optar por uma alimentação de baixa caloria, como um doce, para ajudar a repor as energias quando se sentirem cansados. Além disso, o principal é manter a calma durante todo o processo”.