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Educação pública

Professor de Três Lagoas é selecionado para premiação nacional por projeto educacional inovador

A iniciativa foi liderada pelo professor e coordenador, José Paulo Silveira, que implementou estratégias para aprimorar o desempenho dos alunos desde o início de 2024

Professor de Três Lagoas é selecionado para premiação nacional por projeto educacional inovador - Arquivo / JP News
Professor de Três Lagoas é selecionado para premiação nacional por projeto educacional inovador - Arquivo / JP News

Um professor da Escola Municipal Olyntho Mancini, em Três Lagoas, foi escolhido para representar o estado de Mato Grosso do Sul no projeto ‘Ideias Inspiradoras’, promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). O reconhecimento destaca iniciativas inovadoras que contribuem para a melhoria da educação pública no Brasil.

A iniciativa foi liderada pelo professor e coordenador, José Paulo Silveira, que implementou estratégias para aprimorar o desempenho dos alunos desde o início de 2024. Entre as principais ações estão a capacitação de professores, a individualização do ensino e a oferta de horários de estudo no contraturno escolar. Essas práticas têm gerado impacto positivo na aprendizagem dos estudantes.

Alunos como Pyetra Guedes, de 11 anos, e Kemyly Baltazar, de 12 anos, relataram como as aulas práticas ajudaram a tornar o aprendizado mais dinâmico. Pyetra destacou um experimento sobre infiltração da água no solo, enquanto Kemyly mencionou atividades como a construção de sólidos geométricos com jujubas durante a feira de matemática.

A individualização do ensino foi um dos aspectos centrais do projeto, permitindo um olhar mais atento para cada aluno. “Não víamos apenas o 5º ano A, B ou C. Víamos a Maria, o João, a Teresa. Isso nos permitiu traçar estratégias específicas para cada estudante”, explicou José Paulo.

Outro destaque foi a criação da feira de exposição ‘Aprender Valor’, que permitiu aos alunos apresentar seus projetos e conhecimentos de forma ativa. A alfabetização também recebeu atenção especial, com formações para os professores e a implementação de programas como ‘Alfa Mais’ e ‘MS Alfabetiza’. Para alunos com maior dificuldade, a escola passou a oferecer aulas de reforço através do programa Pronay.

José Paulo destaca que o sucesso do projeto é resultado de um trabalho coletivo, envolvendo professores, alunos e a participação ativa dos pais. O reconhecimento nacional reforça a importância de iniciativas inovadoras na educação pública e inspira outras instituições a adotarem práticas semelhantes.