O benefício "Conta de Luz Zero", que faz parte do Programa Energia Social, promovido pelo governo estadual, amparado por uma lei existente desde 2010 foi prorrogada pelo governador Eduardo Riedel até 2026. Famílias interessadas em receber o auxílio devem realizar o cadastro até o dia 10 de maio, sendo válido por um ano. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site.
Para receber o benefício precisa seguir critérios específicos, que incluem: consumo mensal de energia residencial de até 530 kWh, não mais de uma propriedade rural ou urbana, possuírem renda familiar de meio salário mínimo por pessoa, ou até de dois salários mínimos, no máximo. Além disso, é necessário estarem inscritas no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, do governo federal.
O benefício também é estendido a pessoas com enfermidades que dependem de equipamentos elétricos para tratamento em casa.
No ano de 2023, mais de 150 mil famílias foram beneficiadas pelo programa. A meta da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sead) é manter esse número de cadastros para este ano.
Confira a reportagem abaixo: