Veículos de Comunicação

Educação

Projeto do curso de contabilidade da UFMS de Três Lagoas concorre etapa nacional em concurso

O projeto sobre educação fiscal é promovido em escolas públicas e privadas

Um projeto de extensão do curso de Contabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, está concorrendo à etapa nacional do concurso de Educação Fiscal de 2024.

A iniciativa é promovida pelo professor e coordenador do curso e do projeto, Cleston dos Santos, que realizou uma ação extensiva de conscientização a respeito da importância da nota fiscal, por meio de palestras para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de Três Lagoas. “A ação do nosso projeto visa discutir a função socioeconômica dos tributos. Esse é um tema delicado; partimos inicialmente explicando o que é cidadania, mencionando o conjunto de direitos e deveres que temos dentro da sociedade. Mencionamos que eles também devem, inclusive de cuidar de toda a estrutura pública, bem como acompanhar e fiscalizar a boa aplicação desse recurso público.”

Uma parceria do curso com a Secretaria Estadual de Fazenda possibilitou o desenvolvimento de material didático de apoio com livros e apostilas. A equipe do projeto conta atualmente com mais de 100 alunos e 15 professores. “Nós entregamos o material para eles, de produção própria, uma cartilha com orientação de todo o projeto e também fazemos a entrega de materiais complementares. Por fim, também aplicamos um questionário para avaliar qual foi a percepção deles. Estamos bem felizes representando Mato Grosso do Sul“.

Além dos alunos que aprendem com as palestras, os próprios alunos que participam do projeto adquirem novas experiências e colocam na prática o conhecimento obtido na sala de aula, como relacionado à universitária Ana Carolina. “Trabalho no escritório de contabilidade, e a área fiscal é a minha área de conhecimento. Ingressei no mercado de trabalho aos 22 anos, e fui apenas trabalhando que consegui identificar a importância de pedir uma nota fiscal. O quanto facilitar o trabalho do Estado para fazer a fiscalização no recolhimento dos impostos. E o nosso projeto leva esse ideal para as crianças.

Outro ponto destacado pelo professor diz respeito à Nota Premiada MS. De acordo com ele, a maioria das crianças, pais e professores não sabe a respeito desse sorteio mensal de R$ 300 mil, ao qual os cidadãos sul-mato-grossenses concorrem ao solicitarem o cadastro do CPF na nota fiscal.