Os motoristas e comerciantes estão preocupados com a segurança no trânsito na BR-262, próximo ao cruzamento com a rua Yamaguti Kankit. Após o recapeamento da rodovia, um quebra-mola praticamente desapareceu, resultando no aumento de acidentes no local.
A sinalização indicando o redutor de velocidade está presente, mas a lombada ficou muito baixa, fazendo com que motoristas passem sem reduzir a velocidade. Isso tem provocado colisões frequentes.
A gerente de um comércio na região, Gracieli de Campos Minini, afirma que, após a obra, os dois quebra-molas não foram refeitos. “Tem um antes da Yamaguti e um depois, que servem para controlar a entrada dos veículos na rodovia. Como ficaram rasos, caminhões e motoristas locais, que já conhecem a situação, não freiam mais. No cruzamento, acabam ocorrendo acidentes”, explica.
Quem trafega pela rua Yamaguti Kankit enfrenta dificuldades para cruzar a rodovia devido ao trânsito intenso e à falta de redução de velocidade. “O quebra-mola foi instalado após um acidente fatal anos atrás. Agora, ele praticamente não existe mais. Nos horários de pico, a travessia fica ainda mais perigosa”, destaca Gracieli.
Motoristas e moradores pedem providências urgentes para evitar novos acidentes. A solução pode ser a elevação do quebra-mola ou outra medida de segurança.
O engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, informou que a elevação dos quebra-molas foi adiada devido ao período de chuvas e à falta de produção de massa asfáltica. Segundo ele, o serviço precisa ser realizado junto com a empresa de sinalização, pois a lombada não pode ser construída sem pintura. O Dnit prevê a conclusão da obra ainda em fevereiro.