Veículos de Comunicação

Trânsito

Radares já registraram mais de 8 mil infrações em Três Lagoas

Maioria das autuações foi por excesso de velocidade em vias públicas

Os radares instalados em Três Lagoas registraram 8.839 infrações de trânsito desde o início da fiscalização eletrônica, em 2 de dezembro de 2024. A maioria das autuações foi por excesso de velocidade em vias públicas, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS).

Ainda de acordo com o Detran-MS, as infrações captadas pelos 11 equipamentos estão em fase de análise antes da emissão das multas.

O radar com o maior número de infrações está na avenida Capitão Olinto Mancini, uma via larga e bem sinalizada. Em um dos registros, um motorista foi flagrado a 67 km/h, quase o dobro da velocidade máxima permitida, que é 40 km/h.

Os radares, segundo o Detran-MS, são essenciais para a segurança viária e seguem estratégias nacionais para reduzir acidentes. No entanto, desde a instalação, em outubro de 2024, os equipamentos têm gerado questionamentos.

Além do controle de velocidade, os equipamentos possuem câmeras de alta tecnologia capazes de identificar veículos clonados, roubados ou envolvidos em crimes, auxiliando no combate à criminalidade.

Nas ruas da cidade, há opiniões divergentes sobre os radares. Enquanto o motorista Antônio Tebet considera que “está havendo um exagero e deveria ter uma margem maior de velocidade”, o técnico em radiologia, Augusto Medeiro Guedes, afirma que “é necessário, até por causa da grande quantidade de acidente que tem acontecido. As pessoas só tomam consciência quando pesa no bolso”.

Os radares estão localizados nos seguintes pontos:

Rua Custódio Andries, próximo ao Estádio da Aden

Avenida Rosário Congro, no bairro Jardim Alvorada, próximo ao Detran

Rua Maria Guilhermina Esteves, próximo à Banda Marcial

Rua Elviro Mário Mancini, próximo ao número 1685

Avenida Elviro Mário Mancini, próximo ao Fórum

Avenida Aldair Rosa de Oliveira (Circular da Lagoa Maior), próximo à PRF

Avenida Olyntho Mancini, em frente à Clínica da Mulher

Rua Egídio Thomé, próximo ao Jupiá