Veículos de Comunicação

Calendário

Rede estadual abre 491 vagas para 2025 e prevê nova escola em Três Lagoas

Calendário escolar inicia em 17 de fevereiro para os estudantes, no estado, e vai encerrar em 22 de dezembro, com 225 dias de aulas

Na Rede Estadual atualmente há 12.699 estudantes matriculados e a meta é 13,1 mil
Na Rede Estadual atualmente há 12.699 estudantes matriculados e a meta é 13,1 mil | Arquivo/Jpnews


O crescimento populacional e o desenvolvimento econômico provocam reflexos em diversos setores. Em Três Lagoas, uma das áreas que se prepara para atender à demanda é a Educação. A rede estadual de ensino já anunciou a construção de uma nova escola e a abertura de 401 vagas para 2025.

O município possui 12 unidades escolares e pretende passar dos atuais 12.699 alunos matriculados para 13.100 matrículas no próximo ano. “Estamos preocupados com o fato de a cidade estar recebendo muitas pessoas de fora e procurando vagas. No início de 2024, fizemos algumas previsões de aumentar salas em escolas e o projeto da nova unidade. Nesse caso, estamos estudando junto à prefeitura o local da obra”, explicou a coordenadora Regional da Secretaria Estadual de Educação, Marizete Bazé, ao destacar que a escola poderá ser construída no bairro Nova Três Lagoas II, com capacidade para dois mil estudantes. No entanto, a data do início da obra ainda não foi divulgada.

Para o calendário letivo do próximo ano, foram abertas mais cinco salas de aula na Escola Estadual Prof. Luiz Lopes de Carvalho, o que corresponde a 190 vagas, segundo a coordenadora. A unidade oferece ensino médio em tempo integral e atende o ensino fundamental II, que não é integral. As outras vagas foram divididas com a abertura de novas salas nas demais unidades escolares estaduais.

Vale lembrar que as aulas na rede estadual de ensino vão iniciar em 17 de fevereiro, com encerramento previsto para 22 de dezembro, totalizando 225 dias letivos, conforme o cronograma escolar. O recesso escolar está programado para ocorrer de 17 a 31 de julho. A pré-matrícula na rede estadual iniciou no mês de novembro e deve ser feita pela internet.

Cursos

Outra novidade para Três Lagoas é que as 12 escolas estaduais irão oferecer cursos profissionalizantes para o ensino médio, desenvolvidos pelo programa “MS Qualifica”. Os cursos de qualificação visam auxiliar os alunos a saírem da escola com uma profissão. A Escola Estadual Dom Aquino terá cursos de Agronegócio e Gestão em Saúde; a Escola Afonso Pena, na área de floresta e a Afonso Francisco Xavier, no distrito do Arapuá, também com foco em floresta. Já na Escola Estadual João Dantas será ofertado o curso de Inovação e Desenvolvimento Corporativo. Nas escolas José Ferreira, Bom Jesus e João Tomes, o tema será Inovação e Inteligência Artificial.