Veículos de Comunicação

Autismo

Representante do Lions Clube fala sobre TEA na sessão da Câmara de Três Lagoas

Audiência que estava marcada para o dia 15, devido ao feriadão, passou para o dia 29 de abril

Rosangela Fernandes dos Santos, representante do Lions Clube, teve 10 minutos para falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foto: Reprodução/TVC HD
Rosangela Fernandes dos Santos, representante do Lions Clube, teve 10 minutos para falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foto: Reprodução/TVC HD

Durante a sessão desta terça-feira (15), na Câmara Municipal de Três Lagoas, o plenário abriu espaço para uma fala importante sobre o transtorno do espectro autista. Uma representante do Lions Clube usou a tribuna para alertar sobre a falta de visibilidade do autismo em adultos.

Rosangela Fernandes dos Santos, representante do Lions Clube, teve 10 minutos para falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela se apresentou como uma pessoa autista, com diagnóstico tardio, e fez um apelo para que a sociedade amplie o debate sobre o autismo em adultos. “Eu, como um autista nível um de suporte, estou integrando essa diretoria e queria trazer um olhar assim diferenciado para esse. É assunto no sentido de que hoje em dia a sociedade entende muito o autismo como sendo um transtorno que fica ali na infância com as crianças. Eu garanto que na vida adulta também tem muitas dificuldades, além do transtorno nosso, também temos a falta de informação da população”.

Na terça-feira (15), estava prevista uma audiência pública para se debater a questão do autismo na Câmara municipal. Entretanto, devido ao feriadão prolongado, esta audiência pública foi adiada.

A Câmara tem buscado dar mais espaço para pautas sociais importantes, como o autismo, especialmente neste mês de abril, quando a causa ganha mais visibilidade, como destaca o presidente da casa, vereador Tonhão. “Este mês, estamos no alto da conscientização sobre o autismo, nós já fizemos uma parceria com a academia de medicina, que foi um sucesso, e nós teríamos a audiência pública dia 16, mas, em virtude do feriado que foi colocado pelo governador, depois pelo prefeito e pela Câmara, foi prejudicado o quadro de palestrantes e essa audiência, que está assinada pelos 15 vereadores, foi transferida do dia 16 para o dia 29 de abril, terça-feira, aqui na Câmara Municipal”.