O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) informa que, as pessoas interessadas em atualizar dados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), devem agendar atendimento presencial em uma agência.
Recentemente, uma pessoa procurou o Departamento, em Campo Grande, para relatar que alterou os dados no site e, em seguida, solicitou a renovação pela CNH Ágil, mas que os dados que foram impressos no documento eram antigos.
As informações que serão impressas no documento precisam ser alteradas na base nacional, e por questões de segurança, não podem ser alteradas digitalmente pelo cidadão, o que pode resultar na emissão do documento com dados incorretos.
A nova CNH, lançada em junho de 2022, traz o local de nascimento do condutor, e esse tem sido o erro mais comum na emissão do documento, afirma o Diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira.
“Não verificar o local de nascimento antes de dar prosseguimento no pedido de renovação, é um erro comum. Antes não era impresso na CNH, então ninguém se preocupava. Agora, com esse dado impresso, é o maior número de reclamações que temos. Neste caso, se tiver que alterar o local de nascimento, esse condutor deve procurar uma agência do Detran”, explica.
As alterações feitas no site Meu Detran no momento de solicitar a renovação de CNH, permitem apenas atualização de endereço no campo “Renovação de CNH”, que são as informações que irão nortear a entrega do documento pelos Correios.
Ainda assim, antes de prosseguir, o condutor precisa concordar com o Termo de Responsabilidade onde declara que as informações prestadas no formulário estão corretas, que autoriza a comunicação do Detran-MS, e que o cidadão está “de acordo em arcar com os custos de futura alteração de dados, que não foram confirmados nesta solicitação”.
A atualização cadastral do Meu Detran no campo “Meu Cadastro”, altera as informações de usuário no site, com informações como e-mail e telefone. Esses dados são importantes para que o Detran-MS possa entrar em contato com o cidadão em situações para validar informações ou esquecimento de senha, por exemplo.
*Com informações da assessoria do Detran-MS