Segundo Adilson Bahia, gerente regional da Sanesul, as ocorrências de falta de água, em Três Lagoas, geralmente estão ligadas a dois fatores: interrupções no fornecimento de energia elétrica, que impactam o funcionamento dos poços e elevatórias, ou manutenções corretivas e preventivas no sistema. Nessas situações, a Sanesul utiliza canais de comunicação para informar a população imediatamente.
No entanto, o gerente destacou um ponto importante: muitas residências em Três Lagoas ainda não possuem reservatórios de água internos. Ele enfatizou que essa reservação é fundamental para garantir o abastecimento em caso de interrupções temporárias, como previsto nas normas técnicas e nos alvarás de construção. “Se houver manutenção ou falta de energia, quem não tem reservação interna fica imediatamente sem água. Por isso, pedimos novamente à população que instale reservatórios para garantir autonomia por pelo menos 24 horas”, reforçou Adilson.
Ele também lembrou que sistemas públicos, como energia elétrica e água, podem enfrentar imprevistos e que estar preparado é essencial para minimizar os impactos na rotina da comunidade.