Na manhã desta segunda-feira (20), a secretária de Educação de Três Lagoas, Ângela Brito, e o secretário de Administração, Jardel Matos, participaram do programa RCN Notícias, transmitido pela Cultura FM 106,5 e TVC Agora 13.1. Durante a entrevista, abordaram o processo de exoneração e contratação de servidores no município.
Em 2 de janeiro, a prefeitura iniciou as exonerações de aproximadamente 400 servidores comissionados. O secretário Jardel Matos explicou que o processo de demissão e exames demissionais foi realizado de forma ágil, concluindo-se entre os dias 3 e 10 de janeiro. Apesar das demissões, a administração segue funcionando sem grandes prejuízos aos serviços públicos, com a contratação de servidores essenciais para a continuidade do trabalho.
Matos destacou que, após as exonerações, será necessário contratar mais servidores. A folha de pagamento da prefeitura, que atingiu o índice de 53,48%, precisa ser reduzida para menos de 47%, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal. Para alcançar esse objetivo, as demissões foram uma medida necessária, embora difícil, devido ao impacto nas famílias dos servidores exonerados. O secretário também revelou que a folha de pagamento da prefeitura gira em torno de R$ 580 milhões e que o objetivo é reduzi-la para menos de R$ 500 milhões.
Em relação aos servidores exonerados, Matos afirmou que o processo de acerto de contas e rescisões está sendo cumprido, e os ex-funcionários devem receber as rescisões em breve.
A secretária Ângela Brito abordou as contratações na área da Educação, destacando a convocação de 118 servidores, sendo 104 administrativos e 14 professores, como parte da preparação para o ano letivo. Ela explicou que as novas vagas surgem principalmente devido a exonerações e falecimentos de servidores, e que, ao longo do ano, poderão ser feitas novas convocações, conforme a demanda.
Brito também esclareceu que o número de vagas para professores e outros cargos pode variar, dependendo das exonerações, falecimentos e a necessidade de substituição de servidores em cargos de direção. Quanto aos concursos, o prazo de validade foi prorrogado até 2026, e novas chamadas de candidatos serão feitas, com previsão de ampliação de vagas nas áreas de educação com a construção de novas creches e escolas.