Veículos de Comunicação

Sistema

Segurança pública de Três Lagoas ganhará reforço com 210 câmeras

Monitoramento também contribuirá para a segurança no trânsito

A Prefeitura de Três Lagoas está instalando 210 câmeras de segurança como parte de um novo sistema de videomonitoramento para reforçar a segurança pública. Segundo o comandante da Polícia Militar, major Ronaldo Moreira, o monitoramento em tempo real terá um impacto direto na manutenção da ordem e na prevenção de crimes.

Hoje, já existe um sistema de monitoramento com câmeras da prefeitura que é gerenciado pela Polícia Militar. Com a instalação das novas câmeras, o foco será na vigilância de áreas críticas da cidade, aumentando a capacidade de prevenção e resolução de crimes. “Serão 210 olhos da Polícia em Três Lagoas, monitorando ainda mais a ordem pública”, destacou Moreira.

Além da prevenção, as câmeras também servirão para investigações da Polícia Civil, que poderá requisitar imagens para identificar autores de crimes que já ocorreram. “A Polícia Civil pode utilizar essas imagens para suas investigações e reprimir ainda mais o crime”, explicou o comandante.

O sistema já vem trazendo resultados, com o auxílio de imagens fornecidas por estabelecimentos privados. Major Moreira citou como exemplo um furto ocorrido em uma loja de celulares, onde as imagens das câmeras ajudaram a identificar e prender os responsáveis ​​no dia seguinte.

Trânsito

Além da prevenção de crimes, o monitoramento por câmeras também contribuirá para a segurança no trânsito. A Polícia Militar tem intensificado as operações de fiscalização para coibir o desrespeito às leis de trânsito.

Segundo o comandante, a maioria dos acidentes graves está relacionada ao desrespeito às leis de trânsito, em alguns casos, envolvendo embriaguez ao volante e excesso de velocidade. “Nós já começamos operações de policiamento ostensivo para proteger as pessoas que vivem em Três Lagoas”, disse Moreira, alertando que essas operações serão contínuas e focadas nos períodos com maiores incidências de acidentes.