Muitos empreendedores reconhecem a importância de sair da informalidade e se transformar em Microempreendedores Individuais (MEI), mas alguns não sabem como. São muitos os benefícios, porém há algumas obrigações, e a declaração do imposto de renda é uma delas.
O MEI representa a maior parte dos pequenos negócios. Em Mato Grosso do Sul, segundo dados atualizados da Receita Federal, são 165,8 mil empreendedores formalizados nessa categoria, correspondendo a 56,7% das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do estado.
Entre os dias 20 a 24 de maio, em Três Lagoas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoverá a “Semana do MEI 2024”, onde, de forma gratuita, serão realizadas atividades para os empreendedores.
Haverá diversas palestras, tanto online quanto presenciais, abordando temas como estratégias de vendas e preços, marketing, formalização como MEI, declaração do imposto de renda, emissão de notas fiscais, finanças e orçamentos.
Silva Maria Alves Firmino trabalha há 49 anos vendendo pipoca em festas e eventos. Ela conta que prosperou quando decidiu se formalizar MEI com a ajuda do Sebrae. Ao sair da informalidade, ela transformou o próprio negócio e, hoje, possui sete carrinhos de pipoca, com a agenda lotada. “Antes era muito difícil porque as empresas não vinham até mim, mas isso mudou quando eu abri a minha própria empresa e me formalizei como MEI”.
O papel do Sebrae é auxiliar microempreendedores, oferecendo orientação sobre ideias de negócios, competências, planejamento e como transformar sonhos em realidade dentro da formalidade.
De acordo com a analista do Sebrae Costa Leste, Ana Flávia Arrais, a partir do momento que você abre um CNPJ, surge um leque de oportunidades, como poder fornecer para grandes empresas e para o poder público, emitir e comprar com nota fiscal, além dos benefícios de previdência e aposentadoria.
No entanto, além dos benefícios, o MEI tem uma obrigação fundamental para o negócio: a declaração do imposto de renda. O prazo para o Microempreendedor Individual é 31 de maio.
Essas e outras dúvidas serão debatidas durante a Semana do MEI, que será realizada na própria sede do Sebrae, em Três Lagoas. Durante o evento, dois assuntos de grande importância serão abordados: o "Desenrola", para ajudar a sanar dívidas adquiridas, e o "Alavanca", para apresentar uma nova linha de crédito.
Além disso, no dia 23 de maio, às 19h, haverá uma palestra com o campeão olímpico de voleibol Giba sobre os segredos do sucesso no esporte e na vida. A sede do Sebrae em Três Lagoas fica localizada na rua Zuleide Pérez Tabox, número 826, no Centro.
Veja a reportagem abaixo: