A Black Friday, evento comercial que traz promoções em vários segmentos, também gera preocupações quanto à segurança e à veracidade dos descontos oferecidos. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anuncia medidas que serão realizadas durante esse período e repassa dicas para os consumidores.
Com o apoio dos Institutos de Defesa do Consumidor (Procons) em todo o país, a Senacon intensificará o monitoramento de sites de comércio eletrônico, redes sociais e estabelecimentos físicos para detectar irregularidades. Além disso, a secretaria divulga uma série de orientações para proteger o consumidor contra fraudes e práticas abusivas.
Para garantir compras mais seguras durante a Black Friday, a Senacon recomenda verificar a reputação das lojas em sites de reclamação e canais oficiais de consumidores, além de comparar os preços antecipadamente para confirmar se os descontos são reais. É importante desconfiar de promoções exageradas e de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Priorize fazer compras em sites e estabelecimentos conhecidos e de boa reputação, e sempre leia atentamente as políticas de devolução e reembolso antes de finalizar a compra.
*Com informações da Agência Gov