Veículos de Comunicação

Planejamento

Série especial: secretária detalha desafios e planos para a saúde de Três Lagoas

Elaine Fúrio destacou os desafios e as prioridades para a saúde pública

A secretária de Saúde de Três Lagoas, Elaine Fúrio, destacou os desafios e as prioridades para a saúde pública na gestão do prefeito Cassiano Maia. Elaine, que permanece no cargo após oito anos de trabalho na pasta, vê a nova gestão como uma oportunidade para ampliar os avanços e superar gargalos.

Entre os principais desafios, ela destacou a necessidade de investir em saúde mental e fortalecer a alta complexidade no município. A criação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), a ampliação do CAPS II para CAPS III – que funciona 24 horas – e as melhorias no Serviço Especializado em Reabilitação (CER) estão entre os projetos prioritários. “Precisamos criar novas estruturas e melhorar as existentes para atender às demandas crescentes, especialmente em saúde mental”, afirmou.

Além disso, Elaine destacou a necessidade de trazer mais serviços de alta complexidade para Três Lagoas, como exames, procedimentos e cirurgias específicas, que hoje dependem de outros centros. “É fundamental ampliar a oferta dentro dos hospitais locais e discutir individualmente as situações que não conseguimos resolver no município”, explicou.

A secretária também estacou ainda a importância de fortalecer a atenção primária, que recebeu novas equipes nos últimos anos, e melhorar a integração entre unidades básicas de saúde e serviços de urgência. “Queremos que o paciente opte por procurar uma unidade de saúde antes da UPA, fortalecendo o atendimento preventivo e descentralizando as emergências”, disse.

Redução de filas

Um ponto de destaque é a busca por alternativas para ampliar as portas de entrada da rede de urgência e emergência. Apesar de não haver políticas públicas para novas UPAs, Elaine afirmou que a gestão estuda novas opções para suprir essa demanda. “É algo que o doutor Cassiano tem muita vontade de realizar. Já estamos em fase de planejamento”, revelou.

Sobre a redução de filas, Elaine destacou que o município possui bons indicadores em comparação com outras cidades, mas destacou gargalos em áreas como vascular e neurologia. Para melhorar, a secretaria trabalha na ampliação de atendimentos locais e aposta em soluções como telemedicina e contratações específicas de especialistas.