Veículos de Comunicação

Setores

Serviços e construção civil são destaques na geração de empregos

Demanda por mão de obra é crescente e apresenta déficit em Três Lagoas

Construção Civil foi o segundo que mais contratou. - Foto: Arquivo/JPNews
Construção Civil foi o segundo que mais contratou. - Foto: Arquivo/JPNews

Mato Grosso do Sul comemora índices positivos na geração de empregos formais no mês de maio. De acordo com os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Estado criou mais de 1,9 mil vagas com carteira assinada no quinto mês do ano. O saldo acumulado de 2024 é de 19,4 mil postos formais criados em Mato Grosso do Sul. 

Três dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldo positivo no estado, sendo: serviços, com 1.435 novas vagas; indústria (680) e comércio (429). Os setores da agropecuária e construção tiveram queda no período, de -464 e -148, respectivamente.

Na divisão por municípios, a capital Campo Grande reuniu o maior saldo do período, com a abertura de 1.304 novas vagas com carteira assinada, o que levou o estoque na cidade a um total de 247,2 mil pessoas formalizadas no mercado de trabalho. Na sequência dos cinco municípios com maior saldo em maio, aparecem Dourados (537), Três Lagoas (388), Aparecida do Taboado (133) e Sidrolândia (114).

Três Lagoas 

O setor de serviços foi o que mais contratou em maio, com saldo de 155 vagas criadas. A construção civil foi o segundo setor que mais gerou empregos em Três Lagoas nesse período. Foram 138 novas vagas abertas na cidade. O presidente do Sindicato da Construção Civil Pesada, Nivaldo Moreira, destacou que o setor está aquecido, não só em Três Lagoas, mas na região, base de representatividade do sindicato. Nivaldo disse que, atualmente, sobram vagas de emprego neste setor.

Brasil

O Brasil gerou, nos cinco primeiros meses de 2024, um milhão de empregos com carteira assinada. A marca foi estabelecida com o saldo positivo, em maio, de 131.811 novos postos formais. Com isso, o país chegou, entre janeiro e maio deste ano, a um saldo positivo de 1.088.955 empregos formais.