Três Lagoas vai participar da 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, com o tema “Escola pública não é negócio, é um direito”. O evento visa alertar sobre os riscos da privatização, militarização e desvalorização dos profissionais da educação, além de fortalecer a luta por um ensino público democrático e de qualidade.
A presidente do Sinted, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, a professora e vereadora Maria Diogo, falou sobre esta semana. “Ela é promovida pela nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (ACNTE). Esse ano será a 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Nós estamos vivendo tempos sombrios no país onde os governos estaduais e municipais, estão privatizando, mercantilizando a educação pública. Também estaremos trabalhando na pauta da gestão democrática, da aprovação do novo Plano Nacional de Educação, do piso do magistério e dos administrativos da educação, pela aprovação do piso dos administrativos, da educação”.
A vereadora explicou que a discussão que será realizada este ano, é pela aprovação do Plano Nacional de Educação, cuja vigência foi prorrogada. Será preciso aprová-lo até 31/12/2025 e, se aprovado, serão passados para os estados e municípios pra aprovar os planos estadual e municipal.
Segundo a parlamentar, a expectativa é que haja aprovação ainda essa semana.