Veículos de Comunicação

Aniversário

Sociedade Brasileira de Eubiose comemora 44 anos em Três Lagoas

Em agosto de 2024, a Eubiose completou 100 anos de fundação no Brasil

Atualmente, a representação da Eubiose na cidade conta com cerca de 20 membros ativos.
Atualmente, a representação da Eubiose na cidade conta com cerca de 20 membros ativos. | Foto: Reprodução/TVC

A Sociedade Brasileira de Eubiose comemora, nesta sexta-feira (4), 44 anos de atividades em Três Lagoas, enquanto já soma 55 anos de atuação desde as primeiras reuniões na cidade. As comemorações deste aniversário ocorrerão em um evento exclusivo para os membros da sociedade nesta sexta-feira, seguido de um café da manhã aberto ao público no sábado (5), que contará com o tradicional hasteamento de bandeiras.

A professora Maria Aparecida Ferreira de Melo, representante da Eubiose em Três Lagoas, destacou a importância da Eubiose, que tem como missão promover o autoconhecimento e a reconexão do ser humano com sua essência divina, por meio do estudo das relações do homem consigo mesmo, com a natureza e com o divino. A Eubiose oferece um espaço de aprendizado gratuito em seu primeiro ano de curso, buscando democratizar o acesso ao conhecimento.

Em agosto de 2024, a Eubiose completou 100 anos de fundação no Brasil. Instituída oficialmente em 1924, na cidade de Niterói (RJ), pelo professor Henrique José de Souza e sua esposa, Helena Jefferson de Souza, uma organização surgiu inspirada pelos conhecimentos que o fundador trouxe do Tibete. Desde então, tem expandido suas atividades por todo o Brasil, inclusive em Três Lagoas, onde já se realizavam reuniões desde 1969.

A história da Eubiose em Três Lagoas

O marco oficial da fundação da Eubiose em Três Lagoas foi em 1980, com a presença de figuras importantes como Helena Jefferson de Souza, cofundadora da organização, que esteve na cidade para inaugurar formalmente as atividades. Esse momento histórico é comemorado como uma reinauguração da sociedade, que já estava em funcionamento informalmente há 11 anos.

Atualmente, a representação da Eubiose na cidade conta com cerca de 20 membros ativos que se dedicam às atividades de ensino e espiritualidade. Ao longo das décadas, a Eubiose local acolheu muitos alunos, que passaram pelos cursos oferecidos, mas, por diferentes razões, seguiram outros caminhos.

O que é a Eubiose?

A Eubiose é uma escola de iniciação espiritual aberta a todos que desejam se aprofundar no autoconhecimento. Os ensinamentos são baseados em princípios da teosofia, um sistema filosófico que estuda as origens e a essência de todas as religiões. A meta principal da Eubiose é guiar o indivíduo a reencontrar sua conexão divina, em harmonia com a natureza e o universo.

Os estudos são realizados por meio de aulas semanais, e o curso introdutório é oferecido gratuitamente no primeiro ano. O conteúdo inclui temas como meditação, ioga e a busca pelo equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. A proposta da Eubiose é fornecer um conhecimento prático que transforma a vida cotidiana e auxilia na busca pela evolução espiritual.

A professora aposentada Irene Marques Alexandria foi uma das fundadoras da Sociedade Brasileira de Eubiose em Três Lagos. Sua jornada com a organização começou em 1972. Tudo começou quando Irene recebeu um convite para participar de uma palestra promovida pela Sociedade Brasileira de Eubiose. “Vi, gostei e amei. Porque antes eu estava sempre na busca de quem sou, de onde vim, para onde vou. E a Eubiose respondeu essas minhas perguntas, essas minhas indagações”, relata.

A conexão com a Eubiose, para Irene, foi imediata e profunda. A partir daquele momento, ela mergulhou no conhecimento que a sociedade oferece, encontrando respostas para suas perguntas existenciais. “Estou aqui até hoje trabalhando em prol de um mundo melhor. Em busca da paz, do amor, da sabedoria, do bem, do bom e do belo. E através do conhecimento, nós vamos evoluir. Em busca de um mundo melhor”, completa Irene.

Para quem deseja conhecer a Eubiose em Três Lagoas, as reuniões são feitas às segundas-feiras, às 19h, com uma nova turma prevista para janeiro de 2025.

Veja a reportagem: