Um homem, de 36 anos, foi preso no bairro Jardim das Violetas, em Três Lagoas, após agredir fisicamente uma mulher, de 42 anos, e ainda proferir xingamentos, enquadrados como injúria racial, contra uma jovem de 17 anos. O caso foi registrado pela Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) como lesão corporal dolosa, discriminação racial, ameaça e ocorreu na véspera do Natal (24).
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta de 10h35, a equipe foi acionada para comparecer à rua do Escultor. A adolescente que testemunhou os fatos, relatou que o suspeito agrediu a mulher com socos, causando ferimentos no olho direito e pelo corpo. Ela relatou ainda que, no período da manhã, o agressor já havia sido denunciado à PM pelo Disk 190, porém, ele conseguiu fugir antes da chegada da equipe policial. No entanto, na segunda agressão, foi impedido de continuar pelos vizinhos, que interviram.
Mesmo na presença dos policiais, o homem ameaçou a testemunha, referindo-se a ela com ofensa racista, como “macaca preta”, e afirmou que ‘iria cobrar a fita’ quando retornasse à rua. Ele foi levado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac).
Os crimes registrados possuem penas previstas no Código Penal Brasileiro. A lesão corporal dolosa no contexto de violência doméstica (art. 129, § 9º) pode resultar em pena de 3 meses a 3 anos de detenção. Já a injúria racial (art. 140, § 3º), que é equiparada ao crime de racismo, tem pena de 2 a 5 anos de reclusão e multa. A ameaça (art. 147) prevê pena de 1 a 6 meses de detenção ou multa.