Veículos de Comunicação

Produção

Suzano alcança marco em tempo recorde com fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo

Nova unidade atingiu a curva de aprendizagem em apenas cinco meses e superou a capacidade de produção prevista

Unidade tem capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano e superou a capacidade projetada de 7.203 toneladas/dia.
Unidade tem capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano e superou a capacidade projetada de 7.203 toneladas/dia. | Foto: Divulgação/Assessoria

A Suzano alcançou um importante marco ao atingir, em 29 de dezembro de 2024, a curva de aprendizagem da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo, apenas cinco meses e oito dias após o início das operações, em 21 de julho. A unidade tem capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano e superou a capacidade projetada de 7.203 toneladas/dia, com uma média diária de produção superior durante 30 dias consecutivos.

A expectativa era que a curva de aprendizagem fosse atingida em nove meses, mas a fábrica conseguiu o feito de forma acelerada, o que demonstra o sucesso do planejamento e a eficiência das operações. A unidade faz parte do Projeto Cerrado, que envolveu um investimento de R$ 22,2 bilhões, e elevou a capacidade total de produção de celulose da Suzano de 10,9 milhões para 13,5 milhões de toneladas anuais.

Com a conclusão do projeto, mais de 10 mil empregos diretos foram gerados durante a construção e cerca de 3 mil pessoas estão envolvidas nas operações. A fábrica também se destaca pelo uso de tecnologias sustentáveis, como a gaseificação de biomassa nos fornos e a autossuficiência na produção de energia verde, ácido sulfúrico e peróxido de hidrogênio.

*Com informações da assessoria da Suzano