A Suzano firmou parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para oferecer 40 vagas no curso de Tecnólogo em Silvicultura, em Ribas do Rio Pardo (MS). A iniciativa visa fortalecer a mão de obra e ampliar o acesso à educação profissionalizante na região.
Do total de vagas, 20 serão destinadas ao público geral e 20 para colaboradores da empresa, por meio de convênio com a UEMS. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 16 de fevereiro, no site oficial da instituição.
Segundo Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, o curso reflete o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a valorização da comunidade local. “Buscamos fomentar a geração de empregos, apoiar o crescimento econômico e oferecer qualificação profissional para fortalecer a relação com as comunidades próximas à nossa nova unidade industrial”, afirmou Zagonel.
Processo seletivo e critérios de classificação
A seleção ocorrerá por meio de ampla concorrência e reserva de vagas, distribuídas entre diferentes grupos: 20% para pessoas negras que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, 10% para indígenas nas mesmas condições, 10% para moradores do estado há mais de 10 anos e 5% para pessoas com deficiência (PCD). Os candidatos devem apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio ou comprovar sua conclusão até a data de matrícula.
Para as vagas destinadas a colaboradores da Suzano, é necessária a apresentação do histórico escolar do Ensino Médio ou certificado de conclusão obtido pelo Encceja, além de comprovação de vínculo empregatício com a empresa.
A classificação será baseada na maior nota em Língua Portuguesa no histórico escolar do Ensino Médio ou pontuação equivalente no Enem ou Encceja. Em caso de empate, será considerado o critério de maior idade. A lista de inscrições homologadas será divulgada em 18 de fevereiro, e a convocação para matrícula ocorrerá a partir de 27 de fevereiro. O edital completo pode ser acessado pelo link.
Ensino Médio Técnico e outras iniciativas
Além do curso superior, a Suzano, em parceria com o Governo do Estado, promoverá cursos técnicos profissionalizantes em Ribas do Rio Pardo, incluindo o Ensino Médio Profissionalizante e o programa EJA Qualifica para a formação de viveirista florestal. As aulas terão início em fevereiro na Escola Estadual João Ponce de Arruda.
*Com informações da Assessoria da Suzano