A Suzano deu início ao Projeto Eixo Elétrico, uma iniciativa inovadora que visa melhorar a eficiência e sustentabilidade das operações logísticas. O projeto consiste na instalação de um eixo elétrico em caminhões bitrem, com o objetivo de otimizar o consumo de combustível e reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
O primeiro caminhão adaptado com essa tecnologia está em operação no transporte de celulose na Unidade de Três Lagoas da empresa. O eixo elétrico oferece potência adicional durante subidas e permite a recarga das baterias em descidas e frenagens, aproveitando o movimento do veículo.
Segundo Thiago Francisco Sanches Kumagai, gerente de Logística Industrial da Suzano em Três Lagoas, a inovação faz parte do compromisso da empresa de reduzir o consumo de recursos fósseis e combater as mudanças climáticas. “Acreditamos que inovação e sustentabilidade precisam caminhar juntas. A adoção desta tecnologia visa aumentar a eficiência da frota com energia limpa, diminuindo o uso de combustíveis fósseis e a emissão de gases”, afirmou Kumagai.
A tecnologia foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Suzano, a Suspensys e a JSL, com o objetivo de avaliar a viabilidade do equipamento. Durante um ano, o caminhão fará a rota entre a Unidade de Três Lagoas e o Terminal Intermodal em Aparecida do Taboado, realizando testes e análises que poderão possibilitar a expansão do uso do eixo elétrico para a frota de outras unidades da empresa.
Este projeto piloto também inclui o treinamento dos motoristas para otimizar o uso da tecnologia, que foi ajustada mecanicamente para garantir o seu desempenho. A Suzano destaca a importância do período de testes para avaliar e ajustar a nova tecnologia, visando sua expansão no futuro.