A nova ferramenta TeleUpa tem feito com que 35 pessoas, em média, deixem de ir até à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Três Lagoas diariamente e passem por consulta de forma virtual. De acordo com a coordenadora da unidade, Lilian Corazza, em dias de alta demanda, o número pode ultrapassar 70 atendimentos online. A plataforma de telemedicina foi implantada no mês de setembro deste ano, totalizando mais de 1.364 consultas até o mês de outubro.
A ferramenta é acessada facilmente por meio de um link (https://amedsaude.klingo.app/#/novocadastro/1) onde o paciente descreve os sintomas sem precisar sair de casa. Apenas casos leves são atendidos pelo sistema. O número para realizar o cadastro online ou obter informações é (67) 99252-8134. Corazza informou que as queixas mais comuns incluem sintomas gripais e dores de cabeça, que seriam direcionados, em condições normais, para atendimento nas unidades básicas de saúde, em acolhimentos de classificação azul (simples e seguros) ou verde (casos leves).
Conforme relatório da empresa responsável pela manutenção do sistema, o tempo médio de espera na fila virtual foi de 18 minutos, enquanto o tempo médio de atendimento ficou em nove minutos. A faixa etária que mais utiliza o serviço é de pacientes com idades entre 20 e 40 anos. “O objetivo do TeleUpa é reduzir as filas e garantir qualidade no atendimento presencial. Com isso, podemos dar mais atenção aos pacientes que realmente são o público da UPA”, destacou a coordenadora