A tão sonhada, desejada e merecida medalha de ouro, que consagra qualquer atleta como campeão, foi conquistada pelo karateca três-lagoense Thomas Ryu Kobayashi, de 13 anos.
O ouro foi conquistado nos segundos finais da modalidade shiai kumitê, ou melhor dizendo, no combate contra o karateca de Brasília, durante os Jogos Escolares Brasileiros, disputado em setembro deste ano, no Recife (PE).
Vale lembrar que, antes desta medalha de ouro, Thomas já tinha conquistado a medalha de prata na modalidade katá, e esse resultado assombrava o psicológico do atleta, já que ele vinha de uma sequência de treinos exaustivos e de resultados que não passavam do segundo e terceiro lugar.
Durante o Panamericano de Karatê, disputado em agosto, na cidade de São Bernardo (SP), Thomas ficou em 5º lugar. Nos JEB’s dos dois últimos anos, na mesma competição escolar, o karateca três-lagoense ficou duas vezes em terceiro na modalidade katá e foi campeão no shiai kumitê, mas na série bronze.
Em 2024, Thomas Ryu Kobayashi se despede da categoria sub-14 da melhor maneira, com o título de melhor karateca do Brasil e terceiro melhor da América do Sul.
Na semana passada, o atleta foi recebido com muita alegria na escola onde estuda, em Três Lagoas, com direito a homenagens da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuvel).
Durante entrevista à nossa equipe de reportagem, o jovem Thomas era pura alegria por ter conquistado a medalha de ouro, e comentou como foi emocionante marcar o ponto nos últimos segundos do combate. Pontos estes, que lhe deram a medalha de ouro.
“Foi muito emocionante, foram três anos consecutivos representando o Mato Grosso do Sul e a cidade de Três Lagoas, sempre conquistando medalhas, mas essa foi a mais especial. Fechei minha última participação no JEB’s da minha categoria com medalha de ouro”, destacou o atleta.
Para o sensei Clodoaldo Zanom, faixa preta de karatê 6º Dan, é um orgulho poder treinar um jovem tão dedicado como Thomas Ryu Kobayashi. “Foram três anos de muitos treinos. Em alguns momentos, percebia a decepção dele, mesmo sendo medalhista. Foram horas, semanas e anos de treino, e, graças à Deus, a tão sonhada medalha de ouro veio. Ele merece”, frisou o técnico.
Os Jogos Escolares Brasileiros são o maior evento esportivo do Brasil. Nesta edição, realizada em Recife (PE), mais de cinco mil alunos de diversos estados da federação competiram em várias modalidades esportivas.