Veículos de Comunicação

Atletismo

Tia e sobrinha garantem ouro e bronze para o Brasil em torneio Sul-Americano

Três Lagoas é destaque internacional com as conquistas de Vitória Barreto e Maria Eduarda, ambas na seleção brasileira

Vitória da Silva Barreto, de 17 anos, e Maria Eduarda da Silva Santos, de 14 anos, ambas de Três Lagoas, conquistaram excelentes resultados para o Brasil.
A família Silva encerra o ano, literalmente, com uma medalha de ouro e, outra, de bronze, conquistadas em torneios sul-americanos de atletismo, disputados no início de dezembro.

O ouro veio com Maria Eduarda, no revezamento 5×80 metros, nos Jogos Sul-Americanos Escolares, realizados em Bucaramanga, na Colômbia. O bronze ficou com a Vitória Barreto, no Campeonato Sul-Americano Sub-18, em San Luis, na Argentina. Tia e sobrinha encerram 2024 como destaques nacionais e internacionais, já que as duas representaram o Brasil nos torneios continentais.

Maria Eduarda é uma revelação do esporte três-lagoense. No segundo ano de competições, conquistou vários títulos regionais, nacionais e encerra o ano com a medalha de ouro na Colômbia. “É uma sensação muito boa. Sinto-me orgulhosa de vestir o uniforme da seleção brasileira de atletismo e de ter conquistado a medalha de ouro para o nosso país. Essa medalha serve de estímulo para o ano que vem. Quero treinar e me dedicar mais e fazer o melhor que posso!”, afirmou a jovem atleta.

Vitória Barreto, mais experiente em competições nacionais, também estreou na Seleção Brasileira de Atletismo em 2024. E o resultado não poderia ter sido melhor: bronze no arremesso de peso. Na Argentina, houve dobradinha no pódio, com prata e bronze para o Brasil.

“É um orgulho não só para mim, mas também para meus pais, minha família e para Maria Eduarda. Conseguir ir ao Sul-Americano e conquistar essas medalhas, fechando o ano com chave de ouro, é um orgulho imenso para mim, para o nosso técnico Reynaldo Abrão e para nossa cidade. Sinto-me grata por ter representado tão bem o nosso país neste torneio”, destacou a atleta Vitória Barreto.

E, se depender do técnico Reynaldo Abrão, outras conquistas estão por vir, já que os trabalhos não param. Após uma breve folga para as festas de fim de ano, as duas atletas voltam aos treinos em janeiro para a próxima temporada. “A régua só está subindo, e elas sabem disso”, ressaltou o técnico.