Algumas ruas da cidade estão passando por mudanças no sentido de direção para melhorar a fluidez e a segurança no trânsito. Segundo o Departamento Municipal de Trânsito, as alterações fazem parte de um estudo técnico voltado à organização do fluxo de veículos, especialmente em regiões com grande movimentação de pessoas e automóveis.
A região ao redor do estádio da Aden, foi uma das primeiras a receber as mudanças. A rua Manoel de Oliveira Gomes, por exemplo, passou a ser mão única no sentido da avenida Custódio Andrias. A alteração visa facilitar o acesso à área que abriga importantes instituições, como o Batalhão da Polícia Militar, o Samu, a Câmara Municipal e escolas.
Segundo o diretor de trânsito, Edgar Wagner, as ruas do entorno são estreitas e concentram alto fluxo nos horários de pico. “Fizemos essas mudanças neste primeiro momento justamente para evitar acidentes. A rua Aderaldo Bonfim, que liga a avenida Clodoaldo Garcia até o batalhão, agora também é mão única. Quem sai da Clodoaldo pode seguir até o batalhão, mas a saída será feita exclusivamente pela rua Manoel de Oliveira Gomes, com destino à Custódio Andrias”, explicou.
Para reforçar a nova sinalização, equipes da Secretaria de Trânsito instalaram placas e faixas informativas. A fiscalização será intensificada nos horários de maior movimento, das 7h às 11h e das 13h às 17h, com o objetivo de orientar os motoristas sobre as mudanças.
Novas alterações
Outras vias da cidade também terão o fluxo alterado. Uma das principais mudanças será na rua João Marchesi, no bairro Ipacaraí, que passará a ter mão única no sentido bairro–centro, ligando o bairro a Lagoa Maior até a região da rua Urias Ribeiro. Para quem estiver no Urias Ribeiro e quiser retornar para a Lagoa Maior, a recomendação é utilizar as ruas Manoel Ferreira ou Clarinda Garcia, que passarão a fazer parte do novo trajeto alternativo.
A João Marchesi corta uma região com condomínios residenciais e grande fluxo de veículos, o que justificou a mudança. “Essa rua também será mão única nos próximos 10 a 15 dias. A ideia é organizar melhor o tráfego e evitar congestionamentos, principalmente nos horários de entrada e saída dos moradores”, explicou Edgar Wagner.
Um dos pontos críticos fica em frente ao Muller, próximo a uma rotatória. Segundo o setor de engenharia de trânsito, serão feitas adaptações no espaço e implantada sinalização indicando mão única para evitar acidentes e melhorar o fluxo na região.
Segundo dados do Detran-MS, Três Lagoas já ultrapassou a marca de 110 mil veículos registrados, o que representa um desafio constante para o sistema viário da cidade. “Com o crescimento urbano, novos bairros e polos geradores de tráfego surgem, e muitas das ruas antigas, que foram projetadas décadas atrás, precisam ser adaptadas para atender à demanda atual. A implantação de sentidos únicos é uma das soluções para garantir segurança e eficiência”, ressaltou Wagner.