O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, um movimento internacional que visa aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, promover a detecção precoce da doença e apoiar a pesquisa e o tratamento. Em Três Lagoas, o tratamento para o câncer de mama e colo do útero é gratuito e realizado na Clínica da Mulher, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o ano de 2024, cerca de 209 exames de mamografia foram realizados na Clínica da Mulher. Em média, a unidade realiza 2 mil atendimentos e registra cerca de 60 novos tipos de câncer de mama. “A gente consegue acolher bastante as pacientes, fazer os diagnósticos de câncer de mamas e o tratamento inclusive com relação as cirurgias e quimioterapias”, afirma o mastologista da Clínica da Mulher, Luiz Zucca.
O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres, representando cerca de 25% dos casos diagnosticados anualmente no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Embora os homens também possam ser diagnosticados com a doença, a incidência é significativamente menor.
Segundo informações do mastologista, a demanda em Três Lagoas têm aumentado com os anos, principalmente nas faixas etárias mais jovens. “Acredita- se muito no estilo de vida das mulheres que tem mudado ao longo dos anos. As mulheres têm passado mais tempo estudando, trabalhando e às vezes não tem tempo de ter filhos, ou de amamentar quando tem. A alimentação das mulheres tem piorado com os alimentos industrializados, o aumento do etilismo e de não ter tempo para fazer atividade física”, explica Zucca.
Confira a reportagem abaixo: