O município de Três Lagoas aderiu à campanha estadual ‘MS Vacina Mais contra a Dengue’, que busca ampliar a cobertura vacinal entre jovens de 10 a 14 anos. Como parte da iniciativa, os postos de saúde estão funcionando com horário estendido até as 18h e algumas unidades abrem aos sábados para atender o público.
Apesar dos esforços da Secretaria Municipal de Saúde, o índice de vacinação está abaixo do esperado. Segundo a coordenadora do setor de imunização municipal, Humberta Azambuja, 3.074 jovens ainda não tomaram a primeira dose do imunizante. “Estamos aguardando esse público comparecer às unidades para se vacinar, visto que a vacina contra a dengue está restrita ao ambiente de saúde e não pode ser aplicada em ações externas”, explicou Humberta.
No último fim de semana, a unidade do bairro Santa Luzia esteve aberta, mas apenas sete pessoas compareceram para se vacinar. Desses, apenas quatro tomaram a vacina contra a dengue. “Tivemos uma ampla divulgação, os agentes de saúde levaram bilhetes às residências, mas a adesão ainda é baixa. Seguimos em busca ativa para aumentar esses números”, afirmou Azambuja.
Outro desafio é a baixa adesão à segunda dose. Apenas 27,5% dos jovens que tomaram a primeira dose retornaram para completar o esquema vacinal. “A proteção só é conferida após a segunda dose, por isso é essencial que os jovens retornem”, alertou a coordenadora.
As salas de vacina das unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com pequenas variações em casos pontuais. Além disso, neste sábado (8), a unidade da Vila Piloto estará aberta das 8h às 12h para atender os jovens que ainda não se vacinaram.