O município de Três Lagoas deu mais um passo importante no enfrentamento à violência contra a mulher. Um decreto publicado no Diário Oficial institui um Comitê Municipal responsável pela elaboração do “Dossiê das Mulheres”, documento que reunirá estatísticas e informações estratégicas sobre as vítimas atendidas pelas políticas públicas da cidade.
A iniciativa é resultado de um projeto de lei da vereadora Evalda Reis (MDB) e tem como base a Lei Municipal nº 4.029, de 2023, que criou o “Dossiê das Mulheres”, no município. “Quando eu entrei aqui, procurei estudar sobre a procuradoria da mulher, criamos esse espaço para atender essas mulheres vítimas de violência”. Para a vereadora, a partir deste dossiê, políticas públicas eficazes devem ser implementadas.
Além da coleta e análise dos dados, o comitê também terá a responsabilidade de revisar metodologias, propor melhorias nas ações de prevenção e atendimento, e garantir que os dados sigam a lei geral de proteção de dados. O primeiro relatório oficial deve ser publicado anualmente em um portal específico.