Casos de dengue sorotipo 3 (DENV3) foram confirmados em cinco cidades de Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. Três Lagoas está na lista, com dois casos da doença, que ressurge no estado após 15 anos sem provocar epidemia. Conforme apurado pelo JPNews, uma moradora do bairro Jardim Oiti foi diagnosticada com o vírus e, também, um homem, que mora no Jardim das Paineiras. Eles apresentaram os sintomas da DENV3 no mês de dezembro e os resultados dos exames laboratoriais constataram a doença, em janeiro deste ano.
O coordenador do Setor Municipal de Endemias, Alcides Ferreira, disse que os pacientes não teriam viajado recentemente para estados vizinhos. “Isso indica a possibilidade de que pessoas de fora, que vieram para a cidade, trouxeram o vírus e pode haver mais casos que ainda não buscaram atendimento no setor da Saúde”, observou. Ele destacou que os pacientes tiveram sintomas leves, sem agravantes.
Além de Três Lagoas, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que os municípios de Selvíria, Chapadão do Sul, Costa Rica e Maracaju também registraram casos de DENV3, em 2025.
O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o aumento de casos de dengue no Verão. O relatório aponta alta incidência em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Esses estados estão sendo monitorados.