O movimento “Abril Verde” tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em Três Lagoas, a maioria das vítimas são trabalhadores da construção civil.
Com uma referência familiar, o técnico de segurança no trabalho, Vitor Santana, cresceu em padarias e conheceu o processo de produção desde cedo. Se profissionalizou na área e fez uma especialização em confeitaria, mas em maio de 2013, ao chegar para trabalhar, uma situação mudou o rumo da vida dele.
“Cheguei para trabalhar após o almoço, estava preparando uma massa de salgados para encomenda, desliguei a máquina para tirar a massa. Mas ao tentar tirar, acabei encostando meu joelho no botão de acionamento, o que acabou fez com que a máquina voltasse a funcionar com a minha mão ainda dentro, o que ocasionou em uma amputação ao nível do punho”, explicou.
Acidentes de Trabalho em Três Lagoas
O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), relacionado a acidente de trabalho de Três Lagoas, registrou 1.229 acidentes em 2024, e somente neste ano de 2025, 335 acidentes de trabalho foram notificados.
Como forma de prevenção e para diminuir ainda mais os índices de acidentes em ambientes de trabalho, o secretário municipal de Administração, Jardel Matos, destaca que a administração municipal está realizando diversas ações voltadas a segurança do trabalhador. “Estamos realizando o mês de conscientização, para levar a importância dos cuidados que devem ser tomados com relação ao desempenho das atribuições do trabalho”.
O secretário pontuou que os dados não são considerados alarmantes, mas que é importante estar sempre em alerta para evitar acidentes.