Enquanto o Brasil registra queda nos casos de gripe, Três Lagoas segue na contramão, com aumento nas notificações, conforme o boletim InfoGripe da Fiocruz. O último boletim epidemiológico, divulgado nesta semana pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, aponta que 26 pessoas estão hospitalizadas pela doença no município. Entre os meses de janeiro e dezembro, 390 moradores foram diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
De acordo com o médico da família, Vinícius Neves, há expectativa de redução dos casos nos próximos dias, mas o cenário deve mudar no início de 2025. “Até este período de dezembro, o número de pessoas gripadas tende a ser baixo. Porém, com as festas de Natal e Ano Novo, as aglomerações, reuniões familiares e viagens, a expectativa é de um aumento significativo nos casos a partir de janeiro e início de fevereiro. Além disso, com a volta às aulas, observamos normalmente um crescimento nos casos, especialmente entre as crianças”, explicou.
Neves atribuiu parte desse aumento à baixa adesão da população à vacinação contra a gripe e a Covid-19. Ele reforça a importância de vacinar os grupos de risco, como idosos, gestantes, imunocomprometidos e pessoas com doenças crônicas. “Sempre reforçamos a importância de se vacinar, independentemente da época. As vacinas disponíveis estão no município em todas as unidades de saúde, tanto para a gripe quanto para a Covid-19”, afirmou.
Até o momento, apenas 59,1% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Três Lagoas, um número abaixo da meta de 90% exigida pelo Ministério da Saúde. A baixa cobertura vacinal acende o alerta para complicações que podem surgir em grupos mais vulneráveis. “Para os grupos de risco, uma gripe pode levar a complicações graves, hospitalizações e até óbitos”, destacou o médico.
A aposentada Zulene Ferreira, de 62 anos, relatou ter enfrentado recentemente sintomas graves de gripe. “Eu fiquei muito ruim, passei mal mesmo. Este ano já fiquei gripada duas vezes. O tempo está muito descontrolado. Acho que é isso que está dando gripe”, comentou.