Um novo levantamento realizado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar aponta que Três Lagoas alcançou considerável redução de índices criminais em relação aos últimos 10 anos. No comparativo dos cenários anteriores, houve queda de 14,6% nas ocorrências de furto, de 1,9% em crime de roubo e de 5% nos casos relacionados a homicídio. O Batalhão atua ainda diretamente nos municípios vizinhos de Brasilândia e Selvíria, que também registraram diminuição na criminalidade.
Para se ter uma ideia, entre os meses de janeiro e dezembro deste ano, Três Lagoas registrou 2.146 ocorrências de furto, sendo que no ano passado foi 2.439 e, no anterior, 2.287. O crime de roubo chegou a 103 casos, em 2024. Nos últimos dois anos, atingiram 143 e 148 respectivamente. “A Polícia Militar tem trabalhado sem medir esforços, reforçando o patrulhamento ostensivo, as abordagens, o monitoramento em pontos considerados críticos, além de contar com o apoio da comunidade em denúncias”, enfatizou o comandante da PM, Ronaldo Moreira.
De acordo com o levantando, entre os meses de janeiro e dezembro, o 2º Batalhão da PM realizou 151 operações policiais; 25.748 abordagens de pessoas e 22.048 abordagens de veículos. As ações resultaram em 15 armas de fogo apreendidas e 71 veículos recuperados, após furto ou roubo.
Outro dado que chama a atenção é que foram realizadas 557 prisões, sendo 71 delas por tráfico de drogas, além de quase duas toneladas de drogas apreendidas. Também foram cumpridos 172 mandados de prisão decretados pela Justiça.
O comandante da PM pontua que a missão da polícia é garantir a ordem pública, segurança e tranquilidade dos moradores. Alguns fatores, como treinamentos para as equipes policiais, substituição das pistolas e novas viaturas entregues, colaboraram para o resultado positivo.
Cidade segura
Uma pesquisa realizada pelo guia imobiliário My Side, em que são apontadas as cidades mais seguras para adquirir imóvel e viver na região Centro-Oeste, colocou Três Lagoas na lista. A pesquisa foi divulgada em setembro e baseada nos dados do Censo 2022 do IBGE e do Ministério da Saúde. O indicador leva em consideração a taxa de assassinatos em municípios com mais de 100 mil habitantes. Entre os três estados que compõem a região, Três Lagoas ocupa a 4ª colocação na pesquisa e ficou em 1º lugar em relação às cidades de Mato Grosso do Sul.
O levantamento destaca Três Lagoas com um índice de 15,6 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, referenciando que, atualmente o município têm 141 mil pessoas, conforme o IBGE.
Por outro lado, no mês de junho, o estudo do Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que Três Lagoas é a 3ª cidade mais violenta de Mato Grosso do Sul, ficando atrás apenas de Dourados e Campo Grande. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em 2024, foram registrados 14 homicídios, no município. Em 2023, foram 16 casos e, em 2022, 15 homicídios.