Três Lagoas alcançou a 19ª posição no ranking nacional das melhores cidades para negócios no setor agropecuário. O levantamento analisou municípios com mais de 100 mil habitantes, considerando seis eixos econômicos: comércio, serviços, indústrias, educação, saúde, agropecuária e mercado imobiliário.
Com um índice de qualidade mercadológica de 0,00975, a cidade consolida sua posição como um polo atrativo para o agronegócio, que representa 8% do PIB local, avaliado em R$ 11,6 bilhões em 2023. Segundo o administrador da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Frank Moraes, o destaque é resultado de avanços em infraestrutura logística, condições naturais adequadas e um ambiente de negócios dinâmico.
Três Lagoas possui características naturais como abundância de recursos hídricos, clima favorável e um solo adequado para a silvicultura e citricultura. Além disso, a cidade contém uma forte cadeia produtiva agroindustrial, destacando-se o maciço florestal da costa leste, um dos maiores do Brasil.
Frank Moraes ressalta que o agronegócio vai além da produção rural. “Temos empresas fornecedoras de insumos, maquinários, consultorias e tecnologia, além de setores como de celulose, que impulsionam a economia em diversos setores”, disse.