Em outubro deste ano, mais de 150 milhões de eleitores, em 5.568 municípios brasileiros, escolherão os políticos que vão ocupar os cargos de prefeito, vice e vereador. Em Mato Grosso do Sul são 1,9 milhão de eleitores aptos para votar, enquanto que, em Três Lagoas, são 88.165.
O cadastro de eleitores que será utilizado para as Eleições Municipais de 2024 encerrou-se dia 8 de maio. Desde então, não é mais possível realizar transferência de domicílio, revisão de dados, regularização e emissão de novos títulos. A reabertura ocorrerá no dia 5 de novembro, quando estes serviços estarão novamente disponibilizados.
Todos os eleitores em situação “regular”, com ou sem biometria coletada, poderão votar nas Eleições Municipais de 2024. Quem está em situação “regular sem quitação”, com multas em aberto, também poderá votar normalmente.
Eleitores em situação “suspensa” ou “cancelada” não votam, e deverão justificar a ausência após o pleito ou pagar multa.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano, 58 mil vereadores devem ser eleitos em todo o país. Em Três Lagoas, serão eleitos 15 parlamentares e não mais 17, já que no ano passado, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei reduzindo o número de cadeiras no Legislativo.
Em decorrência das novas regras para as eleições deste ano, que englobam limite para candidaturas e número de mulheres candidatas, em Três Lagoas, houve aumento do coeficiente partidário. Por isso, o número de candidatos a vereador sofrerá uma redução se comparada à última eleição municipal. Em 2020, Três Lagoas teve 295 candidatos disputando 17 vagas na Câmara Municipal. Neste ano, o número deve chegar a 144 candidatos.
Para prefeito, até agora, Três Lagoas tem cinco pré-candidatos. As convenções que definem oficialmente candidatos serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.