Veículos de Comunicação

Fomento

Turismo Náutico de Três Lagoas enfrenta desafios e associação busca recursos federal e estadual

Expedições importantes tiveram de ser interrompidas devido à falta de liberação de eclusas

Na esfera estadual, conversas com o governador Eduardo Riedel e o secretário de Turismo, Marcelo Miranda, abordaram o fomento ao turismo náutico e o apoio financeiro para eventos do setor.
Na esfera estadual, conversas com o governador Eduardo Riedel e o secretário de Turismo, Marcelo Miranda, abordaram o fomento ao turismo náutico e o apoio financeiro para eventos do setor. | Divulgação / Associação Amigos do Sucuriú

A Associação dos Amigos do Sucuriú tem buscado discutir soluções e impulsionar o turismo náutico na região de Três Lagoas, assim como em outras áreas navegáveis do Brasil. O objetivo é promover ações atrativas que possam resultar em investimentos para o Leste de Mato Grosso do Sul. O presidente da associação, Joaquim Romero, contou ao JPNews que participou nos últimos dias de uma série de reuniões importantes com representantes dos governos federal e estadual. Ele destacou algumas dificuldades enfrentadas no setor, como por exemplo, as eclusas em hidrelétricas – Três Irmãos, Jupiá e Porto Primavera – que estariam prejudicando expedições e eventos planejados.

Para ele, há alguns obstáculos significativos com a travessia de motos aquáticas e embarcações por eclusas, especialmente em Três Irmãos, que não opera aos finais de semana. Expedições importantes, como uma que visava demonstrar a navegabilidade do Rio Paraná, entre Aparecida do Taboado (MS) e Foz do Iguaçu (PR), tiveram de ser interrompidas devido à falta de liberação.

Segundo Romero, a situação se repetiu em outras ocasiões, impactando diretamente o turismo e a promoção da navegabilidade dos rios. “Foram três interrupções este ano em expedições que buscavam mostrar o potencial turístico dos rios. A falta de permissão para cruzar com jet skis é um entrave significativo para o setor“, explicou.

Para buscar soluções, o presidente da associação se reuniu com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e solicitou a liberação das enclusas para motos aquáticas com apoio de barcos, além de reivindicar a operação da hidrelétrica Três Irmãos aos finais de semana. Na esfera estadual, conversas com o governador Eduardo Riedel e o secretário de Turismo, Marcelo Miranda, abordaram o fomento ao turismo náutico e o apoio financeiro para eventos do setor.

“Foram respostas positivas de todas as autoridades. A sinceridade e o comprometimento demonstram que há alinhamento nos objetivos”, avaliou Joaquim. Já no âmbito municipal, devido ao período eleitoral, os apoios ficaram limitados. No entanto, o prefeito eleito de Três Lagoas, Cassiano Maia, já teria manifestado interesse em apoiar o turismo náutico na próxima gestão, de acordo com Romero.

Evento

No dia 14 de dezembro de 2024, Três Lagoas sediará um grande evento náutico em frente ao Praya Resort. Com 12 estados confirmados e 145 embarcações participantes, o evento inclui expedições partindo das cidades paulistas Panorama, Rosana, Araçatuba, Santa fé e Pereira Barreto, além de Porto Rico, no Paraná.

A programação inclui uma carreata, que será realizada no 13, partindo do resort. Já o evento principal será no dia 14, das 13h às 22h, Em 15 de dezembro, os visitantes serão distribuídos entre restaurantes parceiros à beira do rio. A falta de sinalização nos rios reforçou a escolha de realizar o evento em um ponto fixo, como o Praya Resort, afim de reduzir riscos de acidentes durante a noite, pontuou o presidente da associação.