No quadro TVC na Rua, do programa TVC Agora, desta quarta-feira (09), a moradora Tatiane Lopes denunciou uma situação recorrente no cruzamento das ruas Manuel Jorge e Otávio Roriz, no bairro Santa Rita, em Três Lagoas. Segundo ela, uma calçada ampla no local está tomada pelo mato e se tornou ponto de descarte irregular de lixo doméstico, móveis velhos e outros resíduos.
De acordo com a denúncia, além de restos de móveis, como colchões e armários, o lixo acumulado vai além do que o serviço de coleta municipal é responsável por recolher. O problema atrai ratos, escorpiões e moscas, trazendo riscos à saúde e desconforto aos moradores próximos.
Resposta da prefeitura
A Prefeitura de Três Lagoas foi contatada sobre o caso e ressaltou que denúncias de situações similares devem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal. Os contatos disponíveis são:
- WhatsApp: (67) 99236-4000
- Site: Ouvidoria da Prefeitura de Três Lagoas
A Secretaria de Meio Ambiente (Semea) informou que o dever de manter calçadas e terrenos limpos é do proprietário, conforme o Código de Posturas do município. Contudo, quando a própria população descarta lixo em locais proibidos, a coleta municipal não é obrigada a fazer o recolhimento imediato.
Como denunciar
Além da Ouvidoria, a Semea disponibiliza o telefone (67) 99277-8539 para registro de denúncias. Caso sejam identificados autores do descarte irregular, a população pode enviar provas para a secretaria, que analisará o caso e tomará as medidas cabíveis.