Veículos de Comunicação

Prazo

Último dia de inscrições para mestrado e doutorado da UFMS de Três Lagoas e regiões

Em Três Lagoas, as vagas disponíveis buscam atender às demandas, como gestão ambiental e conservação

As inscrições para o processo seletivo unificado de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) seguem abertas até sexta-feira, 24, na página da Pós-Graduação. Entre as mais de 1,2 mil vagas oferecidas, estão disponíveis opções para o Câmpus de Três Lagoas, além da Cidade Universitária e outros câmpus em Aquidauana, Chapadão do Sul e no Pantanal.

As oportunidades abrangem ampla concorrência, ações afirmativas e vagas destinadas ao Programa Qualifica, voltado para servidores ativos da UFMS e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. O edital pode ser consultado em português, inglês e espanhol no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp).

Destaques do programa

Com mais de 50 programas de pós-graduação avaliados positivamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a UFMS investe em infraestrutura, formação acadêmica e parcerias estratégicas. “Esses cursos garantem empregabilidade e competitividade no mercado de trabalho e no meio acadêmico”, afirma a diretora Caroline Spanhol.

Laboratórios modernos e colaborações com indústrias, além de suporte financeiro e oportunidades internacionais, são diferenciais. Um exemplo é o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, que atua principalmente no Pantanal, com projetos focados em biodiversidade e recursos naturais. O curso, com nota 6 pela Capes, permite acesso a redes de pesquisa nacionais e internacionais.

Impactos em Três Lagoas e outras localidades

O mestrado em Estudos Fronteiriços, oferecido no Câmpus do Pantanal, é único no Brasil com foco interdisciplinar em fronteiras, abordando temas como violência, políticas públicas e desenvolvimento territorial. Já em Três Lagoas, as vagas disponíveis buscam atender à demanda de estudantes interessados em áreas estratégicas para a região, como gestão ambiental e conservação.

Estudantes e egressos destacam o impacto positivo da formação na UFMS. “A rede de contatos e a excelência acadêmica foram fundamentais para minha trajetória”, relata o egresso Fábio Bolzan. A estudante Dieimi de Souza Rufino, por sua vez, enfatiza o benefício direto em sua atuação jurídica, explorando temas como violência doméstica em regiões fronteiriças.

Expansão em 2025

Para o próximo ano, a UFMS prepara a implementação do doutorado em Estudos Fronteiriços, ampliando as oportunidades para pesquisas e qualificações no estado. Interessados em participar do processo seletivo devem realizar a inscrição na página oficial da Pós-Graduação até o dia 24 de janeiro.

*Com informações da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul