Veículos de Comunicação

Editorial

Universidade da Costa Leste

Leia o Editorial do Jornal do Povo, da edição deste sábado (16)

Leia o Editorial do Jornal do Povo, da edição deste sábado (16).
Leia o Editorial do Jornal do Povo, da edição deste sábado (16). | Foto: Arquivo/JPNews

Não é de hoje que se propõe a autonomia do Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Três Lagoas. Passa da hora conquistarmos essa autonomia, que redundará na criação de mais uma universidade para Mato Grosso do Sul, a exemplo do que ocorreu com o Campus de Dourados, que acabou desmembrado da universidade mãe – a UFMS, com a criação da Universidade Federal da Grande Dourados – a UFGD.

Três Lagoas experimenta um processo de industrialização acelerado, além de ser bafejada pela instalação e ampliação de fábricas de celulose aqui instaladas, e das que serão construídas em Inocência e Água Clara, assim como de outras que deverão aqui aportar, simultaneamente, ao retorno da construção da fábrica de fertilizantes da Petrobras. Além do mais, nos últimos dois anos, segundo dados do IBGE, vimos aumentar a população do município em pouco mais de dez mil habitantes. Crescemos e nos desenvolvemos com velocidade nos últimos anos.

A chegada de novos moradores indica que temos que estar muito bem preparados em todos os setores da atividade para bem recebê-los, de modo que sintam prazer e tranquilidade ao morarem em uma cidade como Três Lagoas, que se estrutura sob todos os aspectos. E, nesse caso, a educação deve se assentar em bases sólidas e capazes de assegurar níveis de excelência e garantir um ensino bem ministrado em todos os graus de educação.

A criação da Universidade da Costa Leste representará, sem dúvida, um grande avanço para o setor educacional e para a formação de jovens das cidades da região. A nova universidade oferecerá uma ampla gama de cursos, facilitando o acesso à educação superior e evitando os transtornos que os estudantes enfrentam ao buscar uma boa graduação em outros centros educacionais. Além disso, a instalação de uma universidade em Três Lagoas proporcionará maior autonomia administrativa e financeira para o ensino público superior, com custeio pela União, por meio do Ministério da Educação.

A instituição também possibilitará a oferta de cursos voltados à formação tecnológica, atendendo às demandas do mercado e às oportunidades de emprego. No entanto, será fundamental que a comunidade três-lagoense mobilize-se junto às lideranças políticas para garantir que o Ministério da Educação reconheça a necessidade de investimentos na formação da juventude dessa região de Mato Grosso do Sul, que está em constante desenvolvimento.

É essencial que essa juventude seja capacitada para atender às crescentes demandas locais, especialmente em uma região que se industrializa e se moderniza, contribuindo cada vez mais para o progresso do Brasil no cenário global.