Já está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Três Lagoas a dose única da vacina contra HPV, que substitui o antigo modelo de duas aplicações. O imunizante é destinado para meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade.
A mudança foi determinada pela nota técnica nº 41/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS, enviada aos estados e municípios pelo Ministério da Saúde. O objetivo, segundo o documento, é intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus.
Outro fator da mudança foi embasado em estudos com evidências robustas sobre a eficácia do esquema frente às versões com duas ou três etapas. Além disso, o esquema segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Com a nova estratégia, o órgão praticamente dobra a capacidade de imunização dos estoques disponíveis no país.
Panorama Três Lagoas
O município possui um público total apto a receber a vacina de 11.596 pessoas. Desse total, 5.803 são do público feminino e 5.796 masculinos.
Em 2023, a cobertura vacinal foi de 18,58% para meninos e 26,4% para meninas, abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Neste ano, foram aplicadas 1.628 doses, com cobertura de 9,44% para o público masculino e 5,14% para o feminino.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de disponibilizar o imunizante nas USFs, também realiza busca ativa ao público-alvo com a campanha “Aluno Imunizado”, que leva a vacinação até as escolas públicas e privadas da cidade.
* Com informações da Prefeitura de Três Lagoas
Confira a reportagem abaixo: