Veículos de Comunicação

Imunização

Vacina oral contra poliomielite é substituída por dose injetável a partir desta segunda-feira

Apenas as doses injetáveis estarão disponíveis nos postos de saúde.

Apenas as doses injetáveis estarão disponíveis nos postos de saúde.
Apenas as doses injetáveis estarão disponíveis nos postos de saúde. | Divulgação / Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde vai trocar as duas doses de reforço da vacina oral contra a poliomielite (VOPb), conhecida como gotinha, por uma dose da vacina injetável (VIP). A mudança segue práticas de países como Estados Unidos e nações europeias. Três Lagoas já está incluída nesta nova mudança.

De acordo com o Ministério, o esquema vacinal ficará mais eficaz com a vacina injetável. Agora, as crianças devem tomar três doses injetáveis aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de um reforço aos 15 meses. As vacinas orais que ainda estiverem em estoque serão recolhidas até o final de novembro, e a partir de hoje, apenas as doses injetáveis estarão disponíveis nos postos de saúde.

Mesmo com a mudança, o personagem Zé Gotinha, criado nos anos 1980 para incentivar a vacinação, continuará sendo usado nas campanhas. Segundo diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, o personagem ainda é um símbolo importante na conscientização e combate às notícias falsas sobre vacinas.

*Com informações da Agência Brasil