Após quase um mês sem doses disponíveis, Três Lagoas recebeu 500 doses do novo imunizante Zalika, do laboratório Serum, da Índia, para combater a Covid-19. A distribuição para as unidades de saúde começou nesta quarta-feira (18), conforme informou o setor de Imunização do município.
A coordenadora do setor, Humberta Azambuja, explicou que as novas doses atendem à atualização das cepas circulantes do vírus. “Recebemos na última sexta-feira (13) essas vacinas com a cepa atualizada e já estamos distribuindo às unidades“, afirmou.
Diferente da vacina anterior, Moderna, o imunizante Zalika será aplicado apenas em pessoas acima de 12 anos. Para crianças menores de 12 anos, a vacina Pfizer continuará sendo utilizada, respeitando as cores das tampas que indicam as faixas etárias. A coordenadora destacou que ainda não há previsão de chegada de novas doses da Pfizer, mas equipes técnicas já estão sendo capacitadas para a aplicação.
Público-alvo e rotina de imunização
A vacina contra a Covid-19 se tornou parte do calendário de rotina para grupos prioritários, como idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas imunossuprimidas. Esses grupos devem manter o esquema vacinal atualizado. “A população geral já está imunizada, então essas doses são direcionadas apenas a situações especiais e aos grupos prioritários que precisam receber a vacina como rotina“, ressaltou a coordenadora do setor.
Com a distribuição das novas doses, Três Lagoas retoma a imunização contra a Covid-19, reforçando a importância da vacinação para os grupos definidos e para manter o controle do vírus na cidade.