Na sessão desta terça-feira (1) da Câmara Municipal de Três Lagoas, um dos temas abordados foi a obra de reforma do terminal rodoviário. Durante discurso na tribuna, o vereador Marco Silva solicitou maior agilidade na execução das melhorias e defendeu o cercamento da Praça da Bíblia, localizada no entorno do terminal.
“A gente sabe que tem um trabalho do Centro Pop e da prefeitura com limpeza e organização, mas, após essas ações, a situação de acúmulo de lixo e uso de drogas volta a se repetir. A população precisa conviver com isso diariamente. Já que temos uma série de impedimentos a nível federal para lidar com essa situação, entendemos que o cercamento seria necessário para limitar o acesso e permitir que o espaço voltasse a ser utilizado pela comunidade”, afirmou o vereador.
O projeto inicial da reforma do terminal prevê o cercamento apenas de uma parte do local. O secretário de Infraestrutura, Osmar Dias, explicou que a medida tem como objetivo garantir maior segurança aos passageiros. “A ideia é controlar melhor a entrada e saída dos ônibus e dos passageiros. Haverá uma guarita com portões automatizados para esse controle”, destacou o secretário. “Por enquanto, não há previsão de cercamento da praça como um todo, mas esse é um ponto que pode ser discutido futuramente”, completou.
As obras de revitalização do terminal rodoviário de Três Lagoas foram iniciadas em fevereiro do ano passado e já deveriam ter sido concluídas. Entretanto, devido a diversos problemas, incluindo questões relacionadas ao esgoto, a entrega foi adiada. Atualmente, cerca de 80% da reforma está concluída.
A revitalização foi dividida em duas etapas. A primeira inclui a reforma da estrutura dos guichês, a construção de banheiros acessíveis e a instalação de novas poltronas para passageiros. A segunda etapa prevê a reestruturação da lanchonete e a criação de um ponto administrativo para taxistas.
“A primeira etapa abrange cerca de 80% da obra e incluem melhorias essenciais para a funcionalidade do terminal. A previsão é de que seja entregue ainda neste mês”, afirmou o secretário Osmar Dias. “Já a segunda etapa, que contempla a remodelação da lanchonete e o ponto administrativo para taxistas, deve ser concluída até o final do ano”, concluiu.